sexta-feira, 8 de junho de 2012

Consórcio internacional descodifica genoma do tomate

Ficha de leitura nº10
Assunto: Descodificação do genoma de tomate
Pesquisadora: Sara Alberto


Um conjunto de cientistas de 15 países descodificou o genoma de duas variedades de tomate, tornando agora mais fácil produzir variedadaes mais carnudas e resistentes a pragas. 




Um consórcio de cientistas ('Tomato Genome Consortium') de 15 países conseguiu decifrar, após vários anos de trabalho, o genoma do tomate. Os investigadores obtiveram a sequência completa do tomate comum (Solanum lycopersicum) e o da variedade selvagem Solanum pimpinellifolium. O assunto é capa do mais recente número da «Nature».
Os cientistas afirmam que este estudo poderá levar à produção de tomates mais carnudos e nutritivos e que sejam mais resistentes a doenças e pragas.

Revista «Nature»
Os tomates têm 35 mil genes organizados em dois cromossomas, relacionados com as suas características, como o sabor, a resistência natural a pragas ou o conteúdo nutricional. O seu genoma distingue-se em oito por cento do da batata, que foi dado a conhecer o ano passado.
Toda a informação conseguida vai permitir aos cientistas e agricultores produzir novas variedades de tomate. A equipa também assinala que sequenciado o genoma completo de uma variedade de tomate será muito menos complicado e moroso fazer o mesmo com outras.
A sequenciação do genoma do tomate tem implicações para outras espécies de plantas. Os morangos, as maçãs, os melões, as bananas e muitos outros frutos carnudos compartem algumas características com o tomate. Assim, a informação sobre os genes e as vias envolvidas no amadurecimento do fruto também podem aplicar-se a estes cultivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário